sábado, 22 de agosto de 2009

Botsuana e um pouquinho da Namíbia

Aff, tô quase voltando pro Brasil e ainda falta um montão de coisas pra escrever aqui, então aí vai:

BOTSUANA

Ficamos só uma semana no país e a primeira parada foi no Chobe National Park, onde fizemos um cruzeiro pelo rio que cruza o parque. Foi bem legal pois vimos um elefante imenso nadando, vários crocodilos, búfalos, diferentes pássaros e um família de hipopótamos, com bebezinho e tudo! Um dos hippos estava nadando perto do nosso barco e até nos seguiu por uns instantes...reconfortante é saber que hipopótamo é o animal mais perigoso da África pois é o que mais mata seres humanos...uhul!!!

Depois de uma noite de bush camp seguimos para o Okavango Delta, o principal destino turístico de Botsuana. É uma região super rica em flora e fauna devido ao delta do rio Okavango. O delta é enorme e fica afastado da civilização. Para chegar lá é necessário se hospedar em Maun, a cidade mais próxima, e de lá seguir para o delta em um dos Mokoros (canoas feitas de um único tronco de árvore).

O primeiro dia em Maun foi só pra descansar, Internet, etc. Também ganhei um novo parceiro de barraca já que a Liv voltou com o namorado e então eu comecei a dividir o "lar" com o Flemming.

No segundo dia fomos para o delta. A viagem no Mokoro dura 2h30, dois passageiros na canoa, bagagens e só uma pessoa remando!!!! Na verdade nem é remo, porque o delta é super raso, então o “remador” fica em pé na parte traseira do Mokoro e com um bambu vai tocando o chão e empurrando a canoa.

Assim que chegamos fomos fazer uma trilha no meio da savana, mas não vimos quase nada. Na manhã seguinte fizemos uma nova trilha super cedo e aí sim vimos girafas, wildbeest, zebras e elefantes. O legal é que a trilha é feita toda a pé, ou seja, se aparecer um leão no caminho é fechar os olhos e rezar! Nenhum leão apareceu, mas dois elefantes começaram a vir na nossa direção e tivemos que ficar parados esperando que eles não nos vissem, e de fato não viram, porque apareceu um helicóptero sobrevoando a região e os espantou. E depois, quando nem estávamos olhando, um bando de wildbeest veio correndo direto na nossa direção, mas pertinho de nós eles mudaram de rumo...admito que fiquei com medo.

Terminada a experiência em Botsuana fizemos alguns bush camps seguidos (imaginem a situação da galera sem banho) e seguimos para a Namíbia.

NAMÍBIA

Definitivamente um dos países com as paisagens mais interessantes!

Paramos rapidamente na capital (Windhoek), que foi a primeira cidade na viagem inteira que pode ser chamada de cidade, ou pelo menos do jeito que conhecemos uma: com fast foods, prédios, ruas asfaltadas, shopping, etc. Além de ser super limpa e com um estilo super alemão. Visitei os jardins do parlamento e o exterior da igreja que estava fechada. E o básico Internet, comida e banheiro.

Nossa primeira parada de verdade foi no Etosha National Park, ao norte. Fizemos um safári pelo parque dentro do caminhão mesmo...girafas, zebras, búfalos, elefantes e todos os animais que no começo são super interessantes mas depois de um mês os vendo a todo o momento são simplesmente mais um integrante da paisagem e se tornam comuns.

Perto de Etosha paramos no Cheetah Park, um acampamento cujos donos criam cheetahs (guepardos). Visitamos a casa deles e eles têm, nada mais nada menos, três deste “amáveis” bichinhos como se fossem domésticos. Pudemos tocá-los, tirar fotos e vê-los devorar pedaços de carne crua.

Também fomos até a savana onde estão os outros cheetahs, pudemos vê-los de pertinho e o alvoroço que eles fazem quando um dos donos joga um pedação de carne no meio do mato e eles têm que disputar entre si quem leva a melhor!

À noite a galera tentou bancar uma de acrobata tentando passar por debaixo dos bancos do bar sem cair no chão, uma brincadeira que um dos donos colocou na roda. É claro que eu quis participar e não, não consegui passar sem cair...e ainda por cima cai com a coluna bem no ferro do banco e raspei minha coxa na quina...acabei a noite com um corte na coxa e mais de 10 roxos espalhados (juro, não estou brincando...um deles ainda está doendo inclusive). Enfim, c’est la vie!

Terceira parada foi em Spitzkoppe, uma região com umas formações geológicas animais, muito parecidas com as da Capadócia, na Turquia. Montanhas de pedras e rochas enormes, muito legal. Fizemos uma caminhada curta até o topo de uma das montanhas, mas eu parei no meio e esperei a galera terminar, pois era muito íngrime e confesso que fiquei com medo, hehehe.

Foi também a última vez que meu grupo (eu, Jen e Gareth) teve que cozinhar pra galera, um alívio porque é um saco ter que lavar todas aquelas panelas gordurentas sem água corrente, ou seja, numa bacia que depois de 1 minuto a água já está mais suja que a panela, mas a gente fecha os olhos e finge que ta tudo ok. Que higiene!

No menu carne de Oryx e Kudu, dois animais da savana africana parecidos com antílopes, e à noite fogueira e violão.

Adendo: aff, a galera estava uma sujeira só...sem chuveiro por quase 3 dias tava todo mundo desgrenhado e quase que fedendo não fosse o frio.

Na saída de Spitzkoppe o caminão atolou numa das estradas de areia. Quando fomos avisados do acontecido ao invés de todos ficarem preocupados ficamos é felizes, afinal quantas vezes o caminhão que você está usando para viajar o continente africano atola no meio da estrada? Quase nunca, então temos que olhar pelo lado positivo e ver aí uma ótima oportunidade para fotos enquanto os outros tentam empurrar o caminhão...e claro que eu era uma das que estavam fotografando e não ajudando, hehe.

Finalmente conseguiram tirar o caminhão da areia e chegamos em Swakopmund, no litoral da Namíbia, com direito à vista do Oceano Atlântico e cheirinho de Brasil cada vez mais perto!

(continua no próximo capítulo)

Nathy VR disse...

Ai querida! Só vc mesmo pra passar por esses programas, mas deve estar sendo genial e sim, suas fotos sao algumas das mais lindas que já vi.

Nao comento, mas leio sempre.

Bjinhos da amiga, agora um pouquinho mais pertoa (será?) na europa.

PS - Se antes de ir rpa casa quiser passar um pouquinho aqui, só avisar...