segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ZimbÁAAAAAHHHHHHHbue!

Beleza, chegamos em Zimbábue, o país da ditadura do Mugabe e da água com cólera, mas também onde mais nos divertimos.

O primeiro dia no país não foi muito promissor...foi nosso primeiro dia inteirinho dentro do caminhão, o que torna as coisas meio chatas...estradas em más condições, café da manhã e almoço dentro do caminhão, inúmeras paradas para xixi e outras coisas, escutar música e ler (coisa que não conseguia fazer dentro de um carro de jeito nenhum, mas a tudo a gente se acostuma).

E pra melhorar a situação a comida foi racionada durante 3 dias e a quantidade estava pequena para cada um...eu estava com fome e ainda por cima peguei uma gripe meio pesada.

Nossa primeira parada foi em Harare, a capital. Com um pouco mais de infra-estrutura do que as outras cidades até agora, Harare tinha até prédio com mais de 5 andares!!!

O inverno africano estava começando a se fazer sentir, portanto fui atrás de uma touca e uma jaqueta. Na volta pro acampamento peguei um táxi e no final ainda tive que discutir com o taxista que queria me cobrar USD 5,00 a mais do que o combinado.

Problemas à parte, o acampamento era MUITO legal! Primeiro que tivemos um up-grade para dormir nos dormitórios de graça, e isso significa ter uma cama ao invés de barraca!!! O lugar ainda tinha zebras, leões, pássaros e ficava à beira de um lago imenso (Chaveo?).

Tivemos ainda uma festa à fantasia!!! Só que ao invés de cada um comprar a sua, fizemos uma espécie de amigo secreto e cada pessoa tinha que comprar a fantasia da pessoa que tirou e manter em segredo até o dia da festa.

Eu tirei a Sylvia (inglesa) e comprei pra ela uma calça de palhaço com suspensórios e uma blusa cinza cintilante breguíssima. E a Cat (também inglesa) me tirou...e me “presenteou” com uma fantasia de Cowgirl!!! Imaginem eu de mini-saia...tsc tsc. A festa foi ótima, fizemos poncho e todos estavam engraçadíssimos!

Nossa segunda parada no país foi no Antelope Park, uma mescla de hotel/ acampamento/ e parque nacional com inúmeros animais.

Na primeira noite o frio pegou pesado e estava muito difícil dormir confortavelmente. O saco de dormir não era o suficiente e os meus pés estavam literalmente congelados. Pelo menos uma coisa boa: o Tommy, um dinamarquês de 60 anos que sempre faz up-grade não estava mais usando o colchão dele e me deu de presente, então pelo menos as minhas costas receberam um melhor tratamento desta noite em diante.

No parque cada um fez a atividade que lhe interessava, com leoes, elefantes, cavalos, etc.

Eu, por minha vez, fiz apenas duas: lion walk e horse ride.

Lion walk, literalmente andar com leões, foi bem legal. Andamos na savana com dois leões ao nosso lado...tá certo que eram leões de menos de um ano cada, mas eram grandes como se fossem adultos!!!

Já andar a cavalo foi horrível! Meu cavalo queria trotar a toda hora e minhas costas ficaram toda dolorida, alem do fato de eu ter quase caído uma hora que ele decidiu correr...mas foi legal, vimos girafas, zebras e outros animais no lombo dos cavalos.

Ah, e eu fui até a cidade, comprei um cobertor e desde então tenho dormido quentinha!!!

Próxima parada foi em Great Zimbabwe Ruins. Antigamente foi a principal cidade do país, onde viviam os reis, escravos, etc. Mas hoje são apenas ruínas abertas aos visitantes. Foi quase como estar de novo em Angkor Wat, mas claro que era BEM menor e não tão glamouroso como as ruinas cambojanas.

Uma coisa que me surpreendeu: o rei tinha 200 mulheres! Agora uma questão: como ele dava conta de todas???

Enfim, próxima parada: Bulawayo.

Paramos nesta cidade exclusivamente para fazer um passeio para ver rinocerontes, mas eu não estava nem um pouco afim e estava tão frio que eu e mais umas 10 pessoas decidimos nao ir e ficar no acampamento, o que se revelou a melhor decisão de todas!!!

Primeiro porque todo mundo que foi no passeio acabou não vendo nenhum rinoceronte e segundo porque o acampamento tinha uma seção que era praticamente uma casa de vó, ou seja, aconchegante, com cozinha, sala e video cassete...onde assistimos Rocky III, pedimos pizza pelo telefone e fizemos up-grade para um quarto quentinho com cobertor quadriculado e tudo!!! Que luxo!

Última parada em Zimbábue: Victoria Falls!

Acordei toda enjoada...na noite anterior minhas costas ainda estavam doendo da caminhada a cavalo e o Tommy, que é massoterapeuta, me deu um remédio dizendo que no dia seguinte eu estaria melhor. Tomei o remédio e deu que no dia seguinte eu acoredei toda estranha, com fraqueza e vomitando. Quando eu questionei que raio de remédio ele tinha me dado ele diz, na maior tranqüilidade, que era um remédio à base de morfina!!!

O resultado foi que nas 6 horas de viagem até Victoria Falls eu fui deitada no caminhado igual uma moribunda, mas no dia seguinte já estava melhor.

No dia seguinte eu, Imogen, Ben, Mike, Michelle (todos ingleses), Flemming (dinamarquês), Leah, Jen e Sharon (americanas) fizemos o full adrenaline day, ou seja, um dia inteirinho dedicado a quase morrer!

Eram várias atividades. Começamos pelo Flying Fox, onde você é amarrado na cintura e tem que pular de uma plataforma onde imediatamente você é suspenso por cordas e suas pernas e braços ficam estendidos, como se você estivesse voando. Nao há nenhuma queda livre envolvida, mas só o fato de correr e saltar na beira de um penhasco simplesmente me aterrorizou e, na minha vez, quando o instrutor contou até 3 eu fiquei ali, paradona...tendo quase que ser arrastada para poder pular.

A segunda atividade era o Zip Line. Foi bem engracado. A gente sentava numa cadeira que era presa por umas cordas e do nada o cara soltava as cordas e ai você ia MUITO rápido ate o fim do penhasco gritando e sentindo aquele friozinha na barriga.

Na minha vez o instrutor pediu que eu virasse um pouco nas cordas...quando eu estava totalmente de costas para a queda e percebi que não era nenhum procedimento padrão eu disse que não queria ir de costas, mas não adiantou, ele me soltou e lá se foi uma Juliana!

A terceira atividade e a mais legal de todas foi Gorge Swing.

É quase igual ao Sky Coster do Hopi Hari, você está ligado a uma corda e se joga, literalmente, de uma queda livre de 70m gritando sem parar ate que a tal corda se faz presente e te joga de um lado pro outro como se fosse um pêndulo....a sensação é muito boa!!!

A quarta, última e mais aterrorizantes das atividades foi Rapel...tá, tá bom, eu sei que parece fácil...mas não gosto do fato de ter uma tremenda fossa embaixo de mim e ter que descer aos pouquinhos! Quando fiz rock climbing na Tailândia eu fiquei tão amedrontada que jurei que nunca mais ficaria pendurada numa rocha...mas acho que esqueci e lá estava eu de novo, quase cagando nas calças. Juro que quase chorei de medo!

Depois de passado esta fase difícil da minha vida (rsrsr) ainda tínhamos tempo para repetir uma das atividades e claro que escolhi Gorge Swing! É muito boa a sensação de estar caindo!!!!!

À noite jantamos em um outro acampamento próximo do nosso onde estava tendo uma apresentação de dança local...não é que um dos dançarinos me puxa pela mão e me põe pra dançar!!!

Lá estava eu, tentando acompanhar o ritmo frenético dos africanos, e pior: tentando rebolar!!!

No fim das contas toda a galera veio me dizer que eu arrasei na dança, que óbvio não dançei melhor que os locais, mas que coloquei todos os outros gringos no chinelo!

É por isso que gosto de gringo. Eles vêem você mecher um pouco a cintura e acham que você está dançando super bem quando qualquer brasileiro que se preze ia no mínimo achar lastimável a minha dança!

No dia seguinte fui logo de manhã cedo visitar as cataratas Victoria com a Sharon, minha companheira de barraca. Nem há palavras pra descrever o que eu vi. Logo no começo vimos um imenso arco-íris de tirar o fôlego, depois, caminhando mais adiate, vimos diferentes ângulos das cataratas que deixaram a gente sem palavras. É impressionante o quão pequenos nos sentimos diante da grandeza da natureza.

É igualmente impressionante o quanto uma catarata pode te deixar ensopada! Sério, sé de andar próximo a ela ficamos inteiramente molhadas com o vapor que vinha lá de baixo.

Depois das cataratas me despedi da Sharon, que terminava sua viagem por aqui e retornava a Boston.

À tarde, depois do almoco, me dirigi até a ponte que cruza o rio Zambezi, na fronteira do Zimbabwe e da Zambia, mas não estava indo até la para cruzar as fronteiras entre os dois paises não. Estava indo lá porque ali fica o 3º mais alto Bung Jump do mundo (111m) e eu estava prestes a pular!

Fazer um pulo com duas pessoas era mais barato, então eu e a Lucy (indonesiana) decidimos que pularíamos juntas.

Na hora do pulo a Lucy estava chorando, de verdade! Ela estava tão assustada que nem cabia em si...eu por minha vez estava um pouco mais calma...por ter feito o Gorge Swing um dia antes achei que seria a mesma coisa, mas quando chegou a nossa vez de verdade e tivemos que sentar ali no banquinho para que o instrutor nos amarrasse aí sim veio a sensacao estranha.

Enquanto ele amarrava os nossos pés em volta de umas toalhas a gente ficava cada vez mais nervosas, e o clímax foi quando ele pediu que a gente levantasse e se dirigisse até a borda da plataforma! 111m diante da gente, um abismo que parecia eterno, sem fim, e a gente ali, tendo que pular!

La vamos nóóóóóóóóósssssss!!!!!!!!!!!

Pulamos. E devo dizer que não gostei...não é só a queda livre, tem tambem o fato de você estar pulando com os pés presos e sendo assim sua cabeça fica para baixo o tempo todo e isso acarreta numa imensa pressão na mesma. A pressão é tão grande que parece que a cabeça vai explodir, e ainda para melhorar o quadro o seus pés parecem estar escapando das toalhas que os prendem...ou seja, a sensação de cabeça explodindo e pés escapando e você caindo no abismo não é legal!

Primeira e única vez que faço isso. Estou contente por ser um dos 3 mais altos do mundo e por ter encarado.

Ah, a Imogen (inglesa) e a Aoife (irlandesa) também fizeram um pulo juntas, só que vestindo as fantasias da festa!!! A primeira de cantora do Abba e a segunda de canguru!

Antes de sairmos do Zimbábue tivemos que dar tchau a 4 dos nossos companheiros de viagen: Sharon,Vicky,Tommy e Rachel....e ao mesmo tempo recebemos 4 novas pessoas (2 casais): Gareth e Shibon (ingleses) e Liz (inglesa) e Ligaya (filipina).

E eu, tendo perdido minha companheira de barraca, comecei entao a dividir a mesma com a israelense Liv, que terminou com o namorado no meio da viagem e precisava arranjar outra barraca...que novela, hein!

Nosso próximo pais: Botsuana.

3 comentários:

Natalia disse...

jubao de mini saaaiaa fiiu fiiiu hahahaha!!

jubao, serio, que medo desses 111 metros, eu nao encarava nem fodendo!! devia ter pulado de mini saia HAHAHA!

HAAAAA! minha mae pediu pra vc trzer um ima de geladeira da africa pra ela hahahaha rola?

beeijos! saudades!

Iaiá Tana disse...

Muito grande, fiquei com preguiça de ler.
Mas reitero que te amo!

Nathy VR disse...

e au aqui achando q minha atividade bem basica de ficar em pé num troco de 7 m de altura sem nada pra apoiar foi sufocante suuuper legal...

Fiz tb o engocio da cadeirinha - pêndulo aqui.....mas aeram so 10 metros de altura....

Parabens mesmo!!!!

Bjinhos